16 de julho de 2014

Resenha: "A Menina que Roubava Livros"




O livro "A Menina Que Roubava Livros" conta a história de Liesel Meminger, uma garota loira e com pais adotivos.
A história é narrada por Morte que começa a seguir os passos da garota assim que ela escapa da morte. a frase mais famosa do livro é "Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler".
A mãe biológica de Liesel é uma comunista que é perseguida por nazistas, para salvar seus filhos os "vende" para um casal pobre alemão. A garota tinha um irmão que morreu no trajeto e foi enterrado por um coveiro que deixou um livro cair na neve (O Manual do Coveiro).
Liesel não gosta de seus pais adotivos, mas o livro é uma ligação com seu pai, pois ela não sabia ler e na escola praticavam um certo "bullying" com ela por isso, mas o pai adotivo ensina-a ler.
Ela conhece Rudy (um garoto loiro que é apaixonado por Liesel) e eles saem roubar comida juntos. Sua nova família é muito pobre e sua mãe cozinhava mal.
Rosa (mãe de Liesel adotiva) lava as roupas do prefeito da cidade, então a menina fica encarregada de levar as roupas na casa do prefeito. Lá conhece a prefeita que a oferece a biblioteca para que ela ficasse lendo, ela lê sempre lá, porém por despesas da guerra eles dispensam os serviços de Rosa.
Na Primeira Guerra Mundial seu pai (adotivo) teve sua vida salva por um amigo judeu, porém esse amigo morreu enquanto lutava na guerra, então ele ficou devendo um favor para a família do judeu. A família estava sendo perseguida, pois eram judeus então Max pede ajuda para Hans Hubermann (pai adotivo de Liesel) que o acolhe no porão da casa. Max fica amigo da menina.
Os soldados nazistas visitavam as casas para ver se dava para acolher pessoas no porão das casas caso houvesse um ataque com bombas, quase descobrem que Max (o judeu) está escondido lá, então o menino com medo que a família se arriscasse mais por ele, ele vai embora.
Liesel fica triste e começa a achar que Max está entre os judeus do "Desfile".
Depois de uns dias um alarme toca e todos vão em direção de um porão numa casa que era possível abrigar as pessoas, todos ficam lá esperando o ataque e Liesel começa a ler um de seus livros roubados em voz alta para aliviar a tensão das pessoas.
E acontece mais algumas coisas e o final fica para vocês saberem quando lerem o livro. (Sem spoiler aqui).

Opinião/critica do leitor:

O livro é um dos melhores que já li, é extremamente incrível e triste. Quando vocês começarem a ler, um aviso, as 100 primeiras páginas são extremamente chatas e você irá querer desistir do livro, mas não desista, pois vale a pena saber o final.

................................................................................................................................

Bom galera essa foi uma resenha sem muitos detalhes, pois as resenhas que vi nos blogs era compridas e achei legal fazer uma bem simples apenas para despertar o interesse de leitores que queiram ler. O livro já possui o filme, ficou uma ótima adaptação, se vocês não gostarem de livros vejam o filme porque ele também vale muito a pena.
Não esqueçam de comentar o que acharam da resenha, se eu errei algo peço desculpas, pois faz tempo que li o livro e minha memória não é muito boa. Comentem, também, sugestões de livros que leram para que eu possa ler e para fazer resenhas aqui.


 
© Dani Slaga - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout e Codificação por: Dani Slaga.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo