2 de novembro de 2014

Happy Halloween - parte 2


      Amores no vídeo eu conto um pouco sobre a lenda do Halloween e do Jack O'Lantern e é parte 2, pois no post passado escrevi um conto (rapidamente para poder postar) sobre de terror para não passar em branco o dia de Halloween.
      Nesse post está explicada a lenda certinha que falei no vídeo. Eu estava meio doente e tudo deu errado, maquiagem que sumiu e minha mãe comprou a errada, pincel fino de desenho desapareceu também e saiu esse cocô, mas nada que não podemos superar. Espero que gostem e para acompanhar basta ler mais.

A lenda de Jack O'Lantern

      "Uma lenda irlandesa conta que em um 31 de outubro, Jack – homem alcoólatra e grosseiro – bebeu mais do que de costume e o Diabo veio para levar sua alma. Desesperado para viver, Jack implora por mais um copo de bebida. O Diabo, compadecido, concorda.
      Sem dinheiro para o último trago, Jack pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: poderá libertá-lo se ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e até faz caridade. Mas a mudança não dura muito.
      No ano seguinte, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece reclamando por sua alma. Jack, esperto como sempre, convence o Diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O Diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O Diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o Diabo nunca mais o aborreça. O Diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
      Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O Diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, joga um pedaço de carvão para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe o carvão dentro de um nabo e sai perambulando.
      Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern ('Jack da Lanterna'). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar."
Lenda tirada do site: Klick Educação (aqui)

A lenda do Surgimento do Halloween

      Há muitos anos atrás comemorava-se o "Dia de todos os Santos", dia 01/01, onde as pessoas festejavam felizes e amorosas junto de suas famílias fazendo louvores aos Santos. Era uma prática católica, mas foi se espalhando e mesmo que não fosse comemorada, tornou-se conhecimento de todos. Na época todos os dias perto dessa comemoração eram espetaculares, lindos e tudo saia conforme o planejado.
      Tornou-se conhecimento de todos e até dos espíritos malignos que não gostaram nada dessa história, então todos dia 31/10, a véspera do "Dia de todos os Santos" esses espíritos saiam e arruinavam as pessoas para que no outro dia elas acordassem tristes. 
      Ao passar dos anos as pessoas começaram a comemorar o Halloween que usava-se fantasias para confundir os espíritos e, ou espantá-los dali, ou confundi-los com um dos seus. Assim , no outro dia, as pessoas acordavam menos tristes, pois as almas malignas não haviam deixado-as deprimidas.
      Quando os anos se passaram essa tradição foi mudando e os espíritos não saem só no 31/10, mas sim no decorrer dos meses agosto, setembro, outubro e novembro, mas muitos deles não tem tanta forma para acabar com as pessoas durante tanto tempo, então vão espalhando suas desgraças aos poucos. O "Dia de todos os Santos" também deixou de ser o dia alegre, pois agora é a véspera de finados que faz todos lembrarem de seus entes queridos já falecidos.
      O Halloween se tornou uma data comemorativa para todos se fantasiarem e brincarem de "sobrenatural", fora do Brasil as crianças saem pedir doces nas casas e os moradores se preparam deixando suas casas assustadores e cheia de doces para entregar para as crianças.
Texto feito a partir de conhecimentos já obtidos.

...............................................><...............................................

Então amores gostaram das lendas? Não deixe de comentar e assistir ao vídeo lembrando do Halloween.



 
© Dani Slaga - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout e Codificação por: Dani Slaga.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo