3 de março de 2015

Bloqueio Criativo - Como resolver?

   Galera quem nunca teve o mais chato bloqueio criativo? É uma das piores coisas quando você é blogueiro, designer, escritor ou tantas outras profissões, então como faço algumas coisas que precisam de criatividade resolvi fazer um post mostrando o que eu faço para o meu bloqueio sumir e eu continuar o que estava fazendo.
   Eu gosto muito de escrever contos, crônicas, poesias, etc e a criatividade é nossa principal ferramente numa hora dessas porque para que as pessoas se interessam pela sua história é preciso que ela seja cativante, isso vale para o design também porque você precisa fazer algo diferente que chame atenção e seja bonito então a criatividade precisa andar no mesmo ritmo que você.

1. Pense em tudo aquilo que te deixa inspirado.
   É preciso que você se concentre para derrubar esse bloqueio, lembre das coisas que o deixam inspirados, como músicas, filmes, séries, livros, poemas, artistas, memórias, etc. Lembrar das coisas que o inspiram ajuda porque você não é nada sem elas, retira todas as músicas, todos os livros lidos, todas as séries que dedicou semanas assistindo e as memórias mais marcantes e não sobrará praticamente nada, apenas um corpo sem experiências. O passado ajuda nos conteúdos atuais, pense nisso.

2. Procure fazer outra coisa, dê um tempo.
   Umas das opções é conversar com alguém, peça para essa pessoa contar algumas coisas, exemplo, histórias engraçadas da vida dela ou dramas diários, pode ser meio exaustivo ouvir problemas, desabafos, histórias, etc dos outros, mas se você gosta de escrever isso é muito importante para sua história e, principalmente, se você estiver escrevendo uma crônica, porém crie sua história e não, simplesmente, escreva o que o sujeito disse.
   Outra opção é entrar em sites, exemplo, vamos supor que você seja um designer ou goste da área e precisa fazer aquela montagem ou criar alguma coisa e depois de horas tentando algo e não sair nada ou sair algo ridículo, talvez você deva procurar em sites inspirações, mas é claro que só irá se inspirar na forma como o artista colocou sua arte ou nas cores, nada de cópias.
   Também podemos pensar no modo de treinar algumas coisas através da releitura, exemplo, você é um desenhista e precisa entregar uma ilustração para um cliente e não tem ideia do que fazer (use a dica do parágrafo acima também), então você pode pegar obras famosas como o quadro "O grito" e refazê-lo da sua maneira, assim estará treinando para criar outros trabalhos.

3. Atue, crie uma cena.
   Muitas vezes isso ajuda, se você estiver escrevendo e não souber como deixar aquela cena mais impactante atue ela, se jogue, fale sozinho(a). Faça o mesmo quando estiver escrevendo uma poesia, por exemplo, escreva a primeira linha e fale, representando as palavras, em voz alta e o resto da poesia virá na sua cabeça como mágica, o mais importante, grave isso para que não esqueça de suas ideias.
    Se é do mundo do design feche os olhos e se imagine dentro do seu trabalho, se está fazendo uma ilustração se imagina sendo o centro dela, fica bem mais fácil.

 

2 Comentários:

Unknown disse...

Obg, de novo você me ajudou muitoo <3

Daniele disse...

Que bom que consegui ajudá-la Noemi, muito sucesso. <3

Postar um comentário

 
© Dani Slaga - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout e Codificação por: Dani Slaga.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo